Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

Pentecostes

Hoje a igreja comemora o Dia de Pentecostes.

Na verdade o pentecostes é uma festa antiga, de tradição judaica. O pentecostes é comemorado no quinquagésimo dia após a pascoa e sua finalidade primeira era comemorar o dia da colheita. Mas no cristianismo essa data ganhou um novo tema. Providencialmente a promessa de Jesus de que o paráclito viria terminar sua obra se cumpriu justamente 50 dias após sua ressurreição.
Pentecostes é para os cristão a festa do inicio da Igreja, foi em Pentecostes que a Igreja saiu de trás das portas fechadas do cenáculo e se lançou na missão que Jesus a havia confiado: "Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura".
O Espirito veio em forma de linguás de fogo, como sinal de poder, mudança e transformação. Os apóstolos passaram a agir com uma intrepidez incrível, começaram a pregar o que Jesus havia ensinado de uma forma única e poderosa, muito semelhante ao modo como o próprio Jesus fazia. Falavam em outras línguas, curavam doentes e expulsavam demônios entre vários outros sinais do poder do Espirito Santo.
Mas quem é este Espirito Santo que realizou e continua a realizar tais prodígios?
Todo bom católico conhece o Espirito Santo. Quando crianças fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Todas as missas são iniciadas em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Sabemos que o Pai é o criador, o inicio e o fim de tudo. Jesus é seu filho único, que veio ao mundo, se fez homem e se sacrificou e conquistou para nós a salvação. E o Espirito Santo? O que ele faz?
O Espirito Santo é tão Deus quanto o Pai e o Filho. O Espirito Santo é o amor do Pai para com o Filho e do Filho para com o Pai. Este amor é tão grande, tão imenso e incompreensível ao homens que é um Deus, Deus é amor (I joão 4,8), e no Espirito Santo isso se torna extremamente claro. A melhor forma de compreender o amor de Deus é se entregando ao Espirito Santo.
Foi no Espirito Santo que Jesus cumpriu todo seu ministério quando neste mundo, foi o Espirito Santo que deu o "start" na Santa Igreja e é este mesmo Espirito, este que transformou os medrosos e inseguros apóstolos em heróis, que assiste a Santa Igreja nos dias de hoje.
A Renovação Carismática Católica surgiu neste tempo para ressuscitar os carismas, os dons dos quais São Paulo fala na sua primeira cartas ao Corintios (I cor 12, 4-11). Não há como separar o Espirito Santo dos dons, eles são sinal da sua presença, o próprio Jesus fala que sinais maravilhosos acompanharão aqueles que crerem (marcos 16,19-20). A RCC surgiu como uma necessidade de um novo pentecostes, é isso que RCC tem feito, levar a experiencia transformadora de Pentecostes para as nossas dioceses, paroquias, famílias. A cultura de Pentecostes precisa ser a cada dia mais espalhada, difundida. Eu mesmo fui transformado porque um dia recebi um pentecoste na minha vida. Um dia eu conhece o movimento da RCC e lá recebe o mesmo banho de fogo que os apóstolos receberam e fui transformado. Não sou mais o mesmo. Todo aquele que recebe um pentecostes nunca mais será o mesmo. Porque o mesmo Espirito que transformou Pedro e os outros é o mesmo que nos transforma hoje.
Conheça o Espirito Santo, busque intimidade, reze diretamente a Ele, peça a sua unção, peça o derramamento, peça um vida nova e Ele com certeza te dará também um Pentecostes.

Hino "Veni Creator", ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos;
enchei de graça celestial
os corações que criastes!

Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.

Com os Vossos sete dons:
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai
Inspirando nossas palavras.

Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.

Afastai para longe o inimigo;
Trazei-nos prontamente a paz
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.

Por Vós explicar-se-á o Pai
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.

Glória ao Pai, Senhor,
Ao Filho que ressuscitou
Assim como ao Consolador.
Por todos os séculos.
Amen.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Congresso Diocessano do Ministério Jovem - 2009


Pela graça de Deus o III Congresso Diocesano do Ministério Jovem foi um enorme derramamento do Espirito Santo.
Teve como pregadores os servos de Deus Márcio Cruz, Gleyson Cunha e o coordenador estadual do Ministério Jovem Davsson e foi realizado na Quadra esportiva do Colégio Pequeno Príncipe na cidade de Chapadinha nos dias 23-24/05/09.
O congresso começou com uma ungida pregação sobre Nossa Senhora, ministrada pelo Geyson. Logo após a pregação deu-se inicio uma poderosa oração a Maria nossa mãe. Rogávamos a Nossa Senhora que passasse à frente, que esmagasse a cabeça da serpente em nossas vidas, nossos grupos de orações, nossas famílias, etc. A imagem de nossa Mãe carregada por Davsson passeou em nosso meio entre louvores e orações àquela que é mãe de Deus e nossa.
A segunda pregação foi ministrada pelo Márcio Cruz. Aquela com o tema: Jesus é o Senhor dos meus sonhos e da minha juventude.
O pregador guiado totalmente pelo Espirito de Deus falou do senhorio de Jesus e vida de santidade. Abordou temas da atualidade e do dia-a-dia do jovem, como santidade na internet, na night (baladas), no orkut, msn, etc.

Foi nesta pregação que foi pronunciada umas das frases mais marcantes do encontro: Encontra-se na juventude a semente oculta do verbo (ad gentes).
Na parte da tarde do sábado, tivemos a terceira pregação, e o mais legal é que foi conjunta; Márcio e Geyson pregaram juntos sobre Missão e Discipulado. Uma pregação super divertida em que Márcio “interpretava” o discípulo e Gleyson o missionário. Logo após uma oração incendiadora.
Para encerrar o dia celebração da Santa Missa com o diretor espiritual do Conselho Dioceseano da RCC de Brejo Pe. Orlando da paroquia de Urbanos Santos.

Na manhã de domingo pregação com o coordenador estadual do Ministério Jovem Davsson. Este ungido pelo Espirito Santo pregou sobre o tema Sentinelas da Manhã. Tema que aborda três pontos fundamentais na vida de um jovem cristão carismático: Viver em santidade, vida de oração e testemunho de vida. Põe fundamental nisso!
Após este momento, tivemos uma preparação para o batismo no Espirito Santo, ponto alto do encontro, ministrado conjuntamente pelos três pregadores. Logo em seguida o Espirito se derramou abundantemente sobre todos os participantes deste abençoado encontro. Ninguém ficou de pé, literalmente ;-)

Batizados e incendiados pelo Santo Espirito, deu-se inicio a celebração da Santa Missa com o carismático Pe. Antônio de Pádua da paroquia de Anapurus. Logo após a missa uma arrebatadora adoração ao Santíssimo Sacramento foi realizada e um poderoso momento de intercessão pelos pregadores se deu diante do Deus Sacramentado.

Não há palavras para descrever com perfeição a benção que foi este congresso, a força e fogo com que o Espirito Santo se derramou, quantas pessoas tiveram um encontro pessoal com nosso Senhor Jesus e quantas bençãos alcançadas por Nossa Senhora. Agora é só esperar pelos frutos, pois a diocese de Brejo não será mais a mesma diante de tantas profecias e milagres realizados neste encontro. Deus nos abençoe e continue derramando seu Espirito, amém.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Carteirinhas da RCC

Quem quiser uma carteirinha da RCC como estas abaixo é só mandar um email com uma foto anexada e com os seguintes dados:
NOME COMPLETO; MINISTÉRIO QUE EXERCE, NOME DO GRUPO DE ORAÇÃO e DATA DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO.


domingo, 17 de maio de 2009

Amor

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, este é sem dúvida uma das frases de Jesus mais repetidas em todo o mundo.
Jesus foi muito audacioso quando pronunciou este mandamento. Amar na proporção que nosso Senhor nos amou? Amar a todos na proporção que o Senhor nos amou... realmente uma palavra dura e audaciosa.
Muito se fala de amor, Deus é amor, eu te amo, etc... mas a realidade é que muito pouco se ama. Amar é se doar, se entregar sem esperar nada em troca. O amor de Jesus é direcionado para qualquer um, não importa cor, tamanho, status, o Senhor se doa para qualquer um que o aceite, o Senhor se doou por todos em sacrifício. Isso é amor: se sacrificar pelos amados sem esperar recompensa.
Todo o Evangelho é baseado na declaração de amor do Pai pela sua mais sublime criação. O homem. O Pai ama tanto a sua criação que não exitou em enviar seu filho único a maior de todas as humilhações: tornar-se homem. Esta foi a primeira humilhação de Cristo. Um Deus tornou-se humano. O criador quis se igualar a criatura. E foi além. Morreu por estas criaturas, quis fazê-las filhos e filhas. Isso é amor! Nunca fomos e nunca seremos dignos desta graça. Mas nosso Deus por amor assim fez. O Senhor não espera recompensa, pois ele sabe da nossa condição; tudo que o Pai fez e faz por nós é por puro e simples AMOR.
Jesus quer que imitemos este amor na mesma proporção. O Senhor nos manda propagar este amor por todos os cantos do mundo. E não é simplesmente falar, é demonstrar. Amor se aprende amando. Como falar de um amor que não experimentamos? Como convencer alguém de um amor que não conhecemos? Antes de falar do amor de Jesus é preciso experimentar este amor. Todo aquele que falar de amor sem conhecer o Senhor é hipócrita. Infelizmente em nosso meio há quem faça isso. Fala de um amor que não experimentou, de um Homem que não conhece. Muitos falam de Jesus, chegam até a representar-Lo, mas não O conhecem. Não conhecem o verdadeiro e único amor. Se conhecessem não fariam o que fazem. Por estes irmãos rezemos e peçamos ao Senhor a graça da conversão, pois todos, sem distinção são amados e queridos por nosso Senhor Jesus Cristo inclusive os hipócritas.
O Senhor amou seus inimigos. Mas no Evangelho se ver o Senhor abraçando os fariseus? Não. No entanto o Senhor amou os fariseus, deu sua vida por eles também. Muitas vezes nossa relação com certas pessoas tem que ser assim. Distante, as vezes até hostil. Mas isso não significa ódio. Na nossa caminhada encontramos inimigos, como o Senhor encontrou e precisamos vence-los como o Jesus venceu. Se esse inimigo for uma pessoa, tem que ser vencida também, como armas temos a oração, combate espiritual, perdão, entrega. O cristão tem armas poderosas para venceu seus oponentes. Mas a mais poderosa é o amor. O amor por nossos inimigos. Amar nossos inimigos não é ir chorar aos seus pés, clamar seu perdão por uma coisa que muitas vezes é culpa dele, é acima de tudo rezar pela sua conversão e arrependimento e principalmente perdoa-lo por todo o mal e não guardar ressentimentos. O nome já diz: inimigo. Não dar para ser amigo do inimigo entende? Tem que amar o inimigo. Se o inimigo deixar de ser inimigo tornar-se-a amigo e qual recompensa teremos em ama-lo? (mt 5, 46-48)

A paz de nosso Senhor para todos.