sábado, 27 de fevereiro de 2010
Definidos tema e lema do Congresso Diocesano do MJ (ao vivo)
Lema: Eu vos escrevi jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e venceste o Maligno. (1jo 2, 14c)
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
LEITURA ORANTE DA PALAVRA (Licito Divina)
Licito divina é uma prática e método de oração, reflexão e contemplação praticado pelos fiéis do Catolicismo desde tempos antigos, particularmente nos mosteiros beneditinos. Consiste na prática de oração e leitura das Escrituras e tem o intuito, segundo a Igreja Católica, de promover a comunhão com Deus e aumentar o conhecimento da Palavra de Deus.
Guigo, prior da Grande Cartuxa, na sua famosa Scala Claustralium construiu uma escada de quatro degraus, a saber:
- Licito - Leitura
- Meditatio - Meditação
- Oratio - Oração
- Contemplatio - Contemplação
Na Licito/Leitura, toma-se o Texto Sagrado, A Sagrada Escritura de preferência e faz-se a leitura lenta e cuidadosa do texto, não tanto com o objetivo de fazer uma exegese bíblica, mas sim o de 'escutar' o que Deus fala ao leitor. Pode-se repetir a leitura quantas vezes for preciso, até que se sinta 'tocado', pelo Senhor.
Na Meditatio/Meditação, rumina-se a Palavra, busca-se perceber o que é que Deus fala àquele(a) que lê. Não é mais uma leitura, mas uma 'escuta' da Palavra. "Fala, Senhor, teu servo escuta!"
Na Oratio/Oração, responde-se a Deus que antes falou. De acordo com o contexto, com a história pessoal de cada um naquele momento, deixa-se o coração derramar-se diante do Senhor. Se antes se escutou, agora responde-se a Deus. Pode ser uma súplica, ação de graças, petição, o que o coração mandar, enfim. É um diálogo com Deus e uma relação entre dois seres que se amam. A alma e Deus!
Na Contemplatio/Contemplação, já não há mais necessidade de palavras. O orante/leitor tomou contato com o texto escrito, ou até diante da Natureza, de um fato da vida; leu, ou melhor, 'escutou' a Voz que fala em seu coração. Responde a essa Palavra, escrita ou não. E no último estágio, na Contemplação, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa. A Oração centrante é uma modalidade de oração contemplativa que se enquadra nesse quarto estágio da Licito Divina.
A Licito Divina, como escreveu São Bento, a exemplo de Santo Ambrósio, Santo Agostinho e outros Padres (já se encontra essa expressão em Orígenes - theía anágnosis) é "considerada por toda a tradição" - e pelo congresso dos abades beneditinos de 1967 - "como um dos meios mais adequados e necessários para a vida dos monges". Constitui uma parte essencial da conversatio monástica, um dos instrumentos tradicionais mais característicos para buscar a Deus.
Fonte: Wikipédia.org
A leitura orante da palavra é a forma mais eficaz de nos alimentarmos da palavra de Deus. Se não alimentarmos nossa alma com pão da palavra, ficaremos fracos e cairemos. Sem a força da palavra de Deus não resistiremos as investidas do inimigo.
Se queremos permanecer perto de Deus, se queremos uma caminhada firme, a leitura orante da palavra é fundamental. Todos os santos tinham profunda intimidade com a Bíblia; o próprio Jesus se utilizou da Sagrada Escritura para derrotar satanás no deserto, só para citar uma passagem.
Irmãos busquemos a intimidade com a Bíblia, de forma orante e profunda. A Bíblia não deve ser lida como livro de histórias, mas como um livro de verdades que somente a luz do Espirito Santo pode ser desvendada.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
As graças do retiro de carnaval 2010 em São João
Nosso Deus é sem duvida um Deus de amor. Somente um Deus com um coração cheio de amor é capaz de proporcionar momentos de cura tão profundos.
O Senhor sempre colocava em nosso coração que o retiro seria uma benção. Que ele iria fazer muito, não era para desistirmos diante das dificuldades. Mas o muito de Deus foi infinitamente maior que o muito que nos pensávamos.
No primeiro dia de retiro o Senhor nos mostrou profeticamente que uma cachoeira pairava sobre nós e no momento em que clamávamos pela efusão do Espirito o Senhor nos deu a visualização de que esta cachoeira caia sobre nós.
Tínhamos como tema “O Espirito Santo desceu sobre todos os que escutavam a palavra”. E foi isto que realmente aconteceu: O Espirito desceu sobre todos nós que ali estávamos reunidos. Um novo pentecostes caiu sobre nossos grupos de oração!
No segundo dia o Senhor curou nossa sexualidade. Após a missa, tivemos um grande momento de cura da sexualidade. Não encontro palavras para descrever os milagres que o Senhor realizou em nosso meio e nos corações dos jovens que ali estavam. Em meio a uma adoração fervorosa ao Santíssimo Sacramento, o Espirito Santo curou profundamente os nossas mais profundas feridas.
No terceiro dia de retiro a grande palavra foi família. Após uma ungida pregação de Maciel sobre família, o Senhor Eucarístico foi ainda mais fundo em nossas almas. A moção que Ele nos dava era de que ele estava fazendo uma profunda cura em toda a juventude daquele retiro. Os frutos deste momento serão colhidos por um longo tempo. Os pais de todos que ali estavam servirão no dia-a-dia a conversão dos jovens que participaram do deste retiro.
A terça-feira de carnaval começa com uma grande Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Ribamar.
A tarde foi hora de nos armarmos para a missão. Fomos todos intimados a fazer parte de exercito de Deus e um grande clamor ao Espirito Santo foi levantado. E Este veio em nosso auxilio confirmando ministérios e vocações. Muitos saíram deste momento de grande batismo no Espirito com um serviço; com um convite a ser servo de Deus.
E para encerrar este grandioso retiro: uma vigília. Passamos a noite no combate da oração, no louvor, na adoração ao Santíssimo Sacramento, animação e até gincanas carismáticas.
E além de toda esta graça, tivemos também maravilhosos momentos de lazer. Com direito a futebol, banho de rio com águas cristalinas e claro muita muita dana para Deus.
Cabe agora louvar muito a Deus pelas graças recebidas e se comprometer com sua obra. Levar a mais pessoas aquilo que ele nos fez experimentar neste feriadão.
Paz de Cristo a todos e salve Maria!