Hoje a igreja comemora o Dia de Pentecostes.
Na verdade o pentecostes é uma festa antiga, de tradição judaica. O pentecostes é comemorado no quinquagésimo dia após a pascoa e sua finalidade primeira era comemorar o dia da colheita. Mas no cristianismo essa data ganhou um novo tema. Providencialmente a promessa de Jesus de que o paráclito viria terminar sua obra se cumpriu justamente 50 dias após sua ressurreição.
Pentecostes é para os cristão a festa do inicio da Igreja, foi em Pentecostes que a Igreja saiu de trás das portas fechadas do cenáculo e se lançou na missão que Jesus a havia confiado: "Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura".
O Espirito veio em forma de linguás de fogo, como sinal de poder, mudança e transformação. Os apóstolos passaram a agir com uma intrepidez incrível, começaram a pregar o que Jesus havia ensinado de uma forma única e poderosa, muito semelhante ao modo como o próprio Jesus fazia. Falavam em outras línguas, curavam doentes e expulsavam demônios entre vários outros sinais do poder do Espirito Santo.
Mas quem é este Espirito Santo que realizou e continua a realizar tais prodígios?
Todo bom católico conhece o Espirito Santo. Quando crianças fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Todas as missas são iniciadas em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Sabemos que o Pai é o criador, o inicio e o fim de tudo. Jesus é seu filho único, que veio ao mundo, se fez homem e se sacrificou e conquistou para nós a salvação. E o Espirito Santo? O que ele faz?
O Espirito Santo é tão Deus quanto o Pai e o Filho. O Espirito Santo é o amor do Pai para com o Filho e do Filho para com o Pai. Este amor é tão grande, tão imenso e incompreensível ao homens que é um Deus, Deus é amor (I joão 4,8), e no Espirito Santo isso se torna extremamente claro. A melhor forma de compreender o amor de Deus é se entregando ao Espirito Santo.
Foi no Espirito Santo que Jesus cumpriu todo seu ministério quando neste mundo, foi o Espirito Santo que deu o "start" na Santa Igreja e é este mesmo Espirito, este que transformou os medrosos e inseguros apóstolos em heróis, que assiste a Santa Igreja nos dias de hoje.
A Renovação Carismática Católica surgiu neste tempo para ressuscitar os carismas, os dons dos quais São Paulo fala na sua primeira cartas ao Corintios (I cor 12, 4-11). Não há como separar o Espirito Santo dos dons, eles são sinal da sua presença, o próprio Jesus fala que sinais maravilhosos acompanharão aqueles que crerem (marcos 16,19-20). A RCC surgiu como uma necessidade de um novo pentecostes, é isso que RCC tem feito, levar a experiencia transformadora de Pentecostes para as nossas dioceses, paroquias, famílias. A cultura de Pentecostes precisa ser a cada dia mais espalhada, difundida. Eu mesmo fui transformado porque um dia recebi um pentecoste na minha vida. Um dia eu conhece o movimento da RCC e lá recebe o mesmo banho de fogo que os apóstolos receberam e fui transformado. Não sou mais o mesmo. Todo aquele que recebe um pentecostes nunca mais será o mesmo. Porque o mesmo Espirito que transformou Pedro e os outros é o mesmo que nos transforma hoje.
Conheça o Espirito Santo, busque intimidade, reze diretamente a Ele, peça a sua unção, peça o derramamento, peça um vida nova e Ele com certeza te dará também um Pentecostes.
Hino "Veni Creator", ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos;
enchei de graça celestial
os corações que criastes!
Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.
Com os Vossos sete dons:
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai
Inspirando nossas palavras.
Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.
Afastai para longe o inimigo;
Trazei-nos prontamente a paz
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.
Por Vós explicar-se-á o Pai
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.
Glória ao Pai, Senhor,
Ao Filho que ressuscitou
Assim como ao Consolador.
Por todos os séculos.
Amen.
Um comentário:
´Pra nossa felicidade, Deus é sempre fiel as suas promessas.
Petecoste é a maior prova disso. deus que não nos deixa sozinhos, mais nos envia aquele que nos dá toda a força para evangelizarmos.
adenildo fenandes
Postar um comentário