Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Santo Rosário é formado por 3 ou 4 terços?

Recentemente ouvi uma discussão sobre a quantidade de terços que formam o Santo Rosário. Alguns mais atualizados na fé católica afirmaram o Rosário com 4 terços, outros irmãos defenderam que embora existam 4 mistérios (gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos) e que estes devem ser contemplados em seus respectivos dias da semana, ao se rezar um Rosário completo deve-se rezar somente 3 terços, omitindo os mistérios luminosos.

Como não se deve atestar nada sem provas, este post visa esclarecer esta discussão aos olhos da Santa Mãe Igreja, que afinal é autora e zeladora desta oração.
O Rosário foi entregue a igreja por São Domingos, fruto de uma aparição de Nossa Senhora a este ilustre santo católico, em aproximadamente 1206 d.c. Mas o Papa João Paulo II, em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, 16 de Outubro de 2002, "Para que o Rosário possa considerar-se mais plenamente 'compêndio do Evangelho'" instituiu os mistérios da vida publica de Jesus.
Em nenhum momento da Carta Apóstolica o Santo Padre define os mistérios luminosos como opcional, ele a deixou livre para a aceitação das comunidades, pois é claro que uma mudança em uma oração tão antiga e arreigada ao catolicismo como o Santo Rosário não muda da noite para o dia em todo o mundo. Mas já se passaram 6 anos, tempo suficiente para toda a igreja aderir e adotar os mistérios luminosos como parte do Rosário. Por tanto aquele que não reza o Rosário incluindo os mistérios luminosos, não estar rezando o Rosário defendido pela igreja de hoje e esta negando uma Carta Apóstolica.

O Santo Rosário é uma oração contemplativa que nos leva a contemplar a vida de Cristo acompanhado de sua mãe, Maria Santíssima e foi esta mesma que ensinou esta linda e poderosa oração a São Domingos, a igreja adotou e incentivou esta oração desde estes tempos, mas a igreja como mãe e dona das chaves do céu e da terra, ampliou esta oração, para que pudesse abarcar toda a vida Cristo (alegria do nascimento, vida publica, sofrimento da paixão e a vitória da ressurreição) e assim aumentar ainda mais o poder desta oração.

Leia a Carta Apostólica aqui

Márcio Vasconcelos

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de mostrar o software dedicado a orações baseadas no Rosário que escrevi, Multirosarium, que permite:

* aprender a rezar o Santo Terço, o Terço da Divina Misericórdia etc.
* meditar os mistérios do Terço utilizando belos ícones
* meditar os mistérios do Terço ouvindo leituras da Bíblia
* contar as orações sem precisar das contas de um Terço físico

Para orar online: http://multirosarium.com